top of page

Que o mundo é dinâmico todos nós já sabemos, especialmente em um mundo conectado como o nosso, tudo é temporário e nada dura, e quando se trata de música temos a impressão de que a arte tem data de validade e irá se esvair conforme as estações vão passando, a verdade é que o dinamismo alcançou o mundo da música e desde de o final dos anos 90 sentimos esses abalos sem perceber ou não, um temporal de música boa e ruim passou e continua passando incessantemente pelos nossos ouvidos, mas existe uma leva de bandas que firmaram suas bases solidas nesse mercado e mantiveram seu público firme, muitas delas tiveram seu auge nos anos 80 e 90, mas seus hits agradam nossos ouvidos até hoje, esse é o caso do Novo Som, banda Cristã que estourou nos anos 90 e arrecadaram os corações de um público fiel até os dias de hoje.

O Novo Som é um grupo de louvor que nasceu nos berços das Igrejas evangélicas no Rio de Janeiro, especificamente na Igreja Batista de Padre Miguel. Uma banda que como outras dos anos 90 movimentaram o mercado da música Cristã, embora polemizasse por inovar utilizando instrumentos até então não incorporados pela música Cristã brasileira, até então extremamente conservadora.

A banda se estabeleceu conforme os anos foram passando e sendo respeitada por ser percussora do rock cristão brasileiro. Apesar de manter o mesmo estilo original, novas concepções artísticas são incorporadas à musicalidade da banda, que já possui reconhecimento também fora do Brasil. Com turnês nacionais e internacionais discos e DVDs e o carisma de seus integrantes levaram o Novo Som há um destaque maior das bandas que assim como eles nasceram no berço das igrejas cristãs brasileiras.

Em sua carreira, o Novo Som conquistou vários prêmios da crítica especializada e com vendagens expressivas de CDs (que já são quinze álbuns gravados, com mais um milhão de cópias vendidas em toda a carreira) e três DVDs.

Resumindo quando se trata de uma banda com tanta bagagem nós sabemos que devemos respeitar, e o mercado gospel se orgulha de ter um representante de peso como esse, e aqueles que vêm música como uma forma de expressão e livre de rótulos e amarras quanto ao gênero há de convir que o Novo Som é uma das maiores bandas de rock dos anos 90.

 

“O disco ousou ao utilizar instrumentos que ainda não eram muito bem aceitos pelos conservadores cristãos da época, como a guitarra e a bateria.“

Através do resultado positivo explícito na resposta do público ao tipo de melodia e letra que a banda havia apresentado em seu trabalho anterior, o baixista e compositor Lenilton resolveu apostar em numa linha poética que tinha como cerne o conteúdo evangelístico empregado de uma forma simples e direta nas letras. O resultado disso foi o sucesso "Pra Você", que virou título do álbum e um dos maiores hits do repertório da banda.

"Passaporte" foi um divisor de águas na carreira do Novo Som, que a partir deste disco, se tornou ainda mais popular em todo Brasil.”

Bem mais maduro, e já nem tanto tímido musicalmente, percebendo o horizonte imenso que o disco anterior proporcionara à banda, o álbum "Luz" trouxe diversas surpresas desde a capa, até a produção mais arrojada. A música título possui uma melodia primorosa aos moldes da banda Roupa Nova, de poesia audaciosa, trazendo em seu bojo uma analogia entre um trem, a vida perdida, e a Luz divina como estação da alma.[3]

Neste lançamento, o Novo Som surpreendeu o público com a gravação do primeiro hit propriamente romântico da música evangélica, a canção "Eu e Você", composta em parceria do baixista Lenilton com o guitarrista Natinho,[4] além de inovar também com o conceito da capa do disco, que inclusive, ganhou o prêmio de melhor capa em Lp de 94.

 

 

Ao Vivo Vol.1 é o primeiro álbum ao vivo, da banda Novo Som lançado em 1994[1] [2] .

Esse disco é o resultado do somatório da maturidade musical alcançada após quatro discos lançados até então pela banda, e do sucesso considerável que o Novo Som alcançou no cenário da música cristã nacional.

 

De Coração é o quinto álbum de estúdio da banda Novo Som, lançado em 1995[1] [2] .

"De Coração", música título, foi composta em homenagem a Ney, o tecladista da banda, que veio a falecer logo após o término da gravação do álbum Ao Vivo Vol.1.

Meu Universo é o sexto álbum de estúdio, da banda Novo Som lançado em 1997[1] [2] .

O álbum foi gravado no estúdio Yahoo, iniciando a partir daí, a parceria do baixista e compositor Lenilton com o cantor e produtor Val Martins.

 

Não é o fim (1999)

 

Não é o Fim é o sétimo álbum de estúdio, da banda Novo Som lançado em 1999.Este álbum considerado pelos puristas um dos melhores, se não o melhor disco da banda devido ao conjunto da obra. Já conhecendo bem o público, a banda trabalhou em um repertório bem dinâmico e arrojado.

Em 2015, foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 67º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação.

Ao Vivo Vol.2 é o segundo álbum ao vivo, da banda Novo Som lançado em 1999.

Apesar de conter diversos dos maiores hits do Novo Som, o resultado final deste álbum em termos de captação de áudio, sonoridade e mixagem não foram satisfatórios

Herói dos heróis é o oitavo álbum de estúdio, da banda Novo Som lançado em 2000[1] [2] .

Este é o primeiro álbum da banda lançado pela gravadora carioca MK Music[3] , alcançando Disco de ouro pela vendagem de mais de cem mil cópias.

Um Dia a Mais vendeu mais de sessenta mil cópias[3] e também marca a saída de Lenilton, que retornou a banda em 2013. Lenilton é baixista e principal compositor da banda.

Neste trabalho, a banda mescla seu estilo com outras vertentes musicais, como o Charme, Soul e o Black Music, trazendo também uma presença mais forte dos teclados nos arranjos das canções.

 

Na Estrada é o segundo DVD, da banda Novo Som, lançado em 2007 pela MK Music[3] .

A gravação foi realizada no Olímpico Clube, em Manaus e reuniu um público superior a 20 mil pessoas (foram disponibilizados para venda 25 mil ingressos)

 

 

O álbum contou com doze canções inéditas mais duas baladas românticas Acredita em mim e Especial lançadas anteriormente em edições da coletânea Amo Você Vol.12 e 14.[2]

A faixa "A Beleza do Teu Olhar" marca o retorno de Lenilton nas composições do repertório da banda

bottom of page